Preservação da História

Monumentos Índio Ubirajara e Pátria-Família são restaurados

Preservação da História

A história nos traz referências, identidade, é algo que estuda a vida através do tempo. Os patrimônios históricos – culturais fazem parte dessa história, e hoje, são vistos como uma questão de cidadania e que ajudam a construir uma identidade cultural.

Quem passa pelo Largo do Belém depara-se com um desses patrimônios, sendo o monumento Ubirajara (escultura inspirada no romance de José de Alencar - foi um escritor notável por ter sido o fundador do romance de temática nacional, e por ser o patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras) e não fica somente por ai, no bairro do Tatuapé, na Avenida Celso Garcia, encontra-se também um outro monumento de importância histórica chamado Pátria – Família (fragmento do monumento Olavo Bilac - foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro). Duas grandes obras que trazem importante significado e contribuição para a História de nosso país e que estavam esquecidas, em péssimo estado de conservação.

Como vereador da cidade de São Paulo, Toninho Paiva, preocupado com as questões culturais e a história de nossa cidade e país, juntamente com a Secretaria da Cultura, teve a iniciativa de promover as restaurações dessas obras.

“Preservar um bem, não apenas pelo seu valor arquitetônico ou histórico, mas pelo significado que tem para a população que está inserida, formação de identidade cultural e exercício de cidadania é nosso dever. Cabe a cada um de nós rever seus conceitos e conhecer a história de cada escultura”, afirma Paiva 

Fonte: Assessoria de Imprensa
(19/12/2018)
Compartilhe: FaceBook Twitter