Concurso Público Literário 2017

Proponente da Solenidade, vereador Toninho Paiva, fala sobre a importância do incentivo à leitura

Concurso Público Literário 2017

Foi na noite de 1 de Setembro, no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, que autoridades, diretores de Colégios, alunos, familiares, amigos e convidados se reuniram para a premiação do Concurso Público Literário 2017.

De acordo com o último ranking divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o País, reconhecido internacionalmente pela desigualdade social, aparece apenas na 63ª posição em ciências, na 66ª colocação em matemática e na 59ª em leitura.

Com o propósito de promover a educação através da propagação da cultura, o concurso literário tem como principal objetivo despertar nas crianças e jovens o interesse pela leitura incutindo em cada uma o princípio do “querer saber”.

Neste ano o concurso apresentou o tema “ o Homem e a Natureza”,  que tem como objetivo principal a conscientização ambiental às crianças e aos jovens, que são promissores para o futuro global e que foi escolhido por conta da Unesco (organização das nações unidas para a educação, a ciência e a cultura) que considerou 2017 como o ano internacional do turismo sustentável.

O colégio Conde Domingos foi um dos premiados nesta sexta-feira (1º/9) no Segundo Concurso Literário. O evento, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, reuniu mais de 300 pessoas no Plenário da Casa.

A iniciativa foi do vereador Toninho Paiva. “Esse evento é um incentivo para todas as escolas começarem a participar. O nosso objetivo é realmente divulgar a literatura. O povo brasileiro precisa de educação e nós precisamos apoiar essa causa”, disse.

A segunda edição do Concurso Literário premiou 55 estudantes e mais de cem educadores.  A criadora do evento, a diretora pedagógica, Mary Iglezias de Carvalho Lopes, contou que teve a ideia na tentativa de despertar o interesse dos alunos pela literatura e escrita.

Os grupos envolvidos foram desde a educação infantil (com desenhos), ensino fundamental 1 e 2 (com redação em lingua portuguesa), ensino médio (com redação em lingua inglesa) até o grupo 4 que é de inclusão (redação, video ou desenho).

Fonte: Assessoria de Imprensa
(01/09/2017)

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